Projeto interdisciplinar: Trabalho Interdisciplinar do Jogo de Damas na Escola.
Cursistas do PROINFO: - Deise Aparecida Bernadeli - Kelly Viviane Licori - Mara Silvia de Paiva - Márcia Andréa Silva Corsini - Rosilene Gil da Silva Lemes - Tonilda Enéas de Alencar Oliveira.
O jogo de damas é um importante exercício intelectual, com todos os tipos de combinações, considerada de média complexidade. Podemos encontrar neste jogo um meio de desenvolver a criatividade e o potencial intelectual estimulando capacidades do desenvolvimento cognitivo como:
- Raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo;
- Organizar uma variedade de elementos para uma finalidade;
- Imaginar concretamente situações futuras próximas;
- Prever as prováveis conseqüências de atos próprios e alheios e
- Tomarem decisões vinculadas à resolução de problemas.
Este esporte traz um aprendizado que incrementa a imaginação, educando a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória. Diante disto propomos um projeto interdisciplinar para ser trabalhado paralelamente ao projeto dos jogos escolares, no qual o jogo de dama está incluído como uma das modalidades oferecidas aos alunos. Neste contexto serão trabalhadas as disciplinas de Matemática, Biologia, Geografia, Educação Especial e sala de Assistência Pedagógica.
Tarefas:
1- Matemática/educação especia/geografia/Biologia,Assistência Pedagógica, e Arte
• Confecção de um tabuleiro de dama gigante em papelão.
• Serão necessários 26 alunos, dentre eles dois serão os guias
• Os 24 alunos serão distribuídos no tabuleiro, como se fossem as peças;
• O jogo terá inicio com auxilio dos guias, ditando as coordenadas aos alunos que deverão obedecê-las;
• Durante o jogo o aluno/ pedra não poderá encostar-se em outro aluno/ pedra, caso aconteça o mesmo voltará a posição anterior.
2- Matemática/ Educação Especial/ Geografia/Biologia, Assistência Pedagógica, e Arte.
• Levar os alunos na praça para promover momentos de lazer com pessoas da 3°idade
• Comparar 2000 e 2010 os dados do IBGE sobre as condições dos idosos no Brasil.
• Incentivar os idosos a exercitarem a memória através dos jogos de raciocínio lógico (damas), conscientizando-os da importância dos mesmos na prevenção de doenças características da terceira idade, (mal de Alzheimer entre outras).
3- Matemática, Educação Especial, Geografia, Biologia, Assistência Pedagógica, e Arte.
• Construir um tabuleiro no plano cartesiano onde as casas claras serão preenchidas com a Bandeira dos Estados brasileiros.
• Destacar em alto relevo os limites das regiões brasileiras, sendo que cada região deverá ser contornada com materiais de diferentes texturas. Processo
• Fazer o levantamento e tratamento estatístico dos participantes;
• Conhecer e explorar as Regras do Jogo de Damas;
• Elaborar um relatório e cartaz/mural sobre o trabalho realizado;
• Elaborar um relatório e cartaz/mural sobre os jogos e exercícios desenvolvidos.
Ele constitui uma distração sadia, que leva a criança ao treinamento da memória, a reflexão, melhorando a aplicação nos estudos. É uma prática que prende a atenção, obriga a concentrar-se, a refletir muito e ter mais rapidez de raciocínio. É preciso aprendam as regras, familiarizem-se com o tabuleiro, descubram seus aspectos físicos e sua geometria, procurem a solução de pequenos problemas.
A importância da aprendizagem e da prática deste jogo na infância e adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países de terceiro mundo.
Esta atividade favorece o desenvolvimento mental das crianças, além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, aumentando suas capacidades de cálculo, raciocínio e, também de concentração, além disso, quando este jogo é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia o desenvolvimento no sentido da autoconfiança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e, paralelamente, progredir em outras disciplinas acadêmicas.
O imenso mérito deste jogo é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno, ou seja, o de propiciar a possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim, a motivação pessoal. O aprendizado deste esporte incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória. Por outro lado, este jogo é uma atividade recreativa que permite à criança assumir atitude própria, dando a oportunidade de obter satisfações pessoais e de integrar-se plenamente em seu grupo social. No que tange à aquisição do julgamento moral, a prática deste esporte conduz à positiva experiência do ganhar e do perder, assim como à formação do caráter, permitindo o desenvolvimento de qualidades tais como: paciência, modéstia, prudência, perseverança, autocontrole, autoconfiança, e, principalmente, a sublimação da agressividade.
Pesquisando-se o ensino deste esporte nas escolas foi constatado o seguinte:
a) o jogo de damas, ensinado metodicamente, constitui um sistema de estimulação intelectual capaz de aumentar o Q.I das crianças;
b) o aluno adquire através da aprendizagem e prática deste jogo, um método de raciocínio e de organização das relações abstratas e dos elementos simbólicos;
c) o jogo de damas é considerado um excelente meio de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando o manejo de numerosos mecanismos lógicos e contribuindo para o desenvolvimento de certas capacidades psíquicas e até físicas e;
d) a introdução do jogo de damas no ensino escolar é um elemento ideal para cultivar o pensar.
Avaliação
Ordem Descrição de avaliação Nota 01 A avaliação acontecerá durante todo o processo de construção do trabalho, através da participação e cooperação. 3,0 02 Participação e cooperação 4,0 03 Imagens 3,0 Público Alvo Este trabalho será desenvolvido com os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benedito Laurindo Gonçalves, situada no Município de Parecis-RO.
Conclusão
Ao término dessa atividade o aluno conhecerá a importância do jogo de damas no desenvolvimento mental, pois uma mente vigorosa, ativa e cheia de músculos mentais bem desenvolvidos, é o benefício imediato de quem mentalmente articula muitos caminhos e possibilidades para se chegar a um objetivo.
Referências
SILVA, Vagner Augusto da; Geografia do Brasil e Geral – Povos e Territórios. Brasília/DF: Escala Educacional, edição atualizada.
RIBEIRO, Jackson. Projeto radix: Matemática, 8º Ano. São Paulo: Scipione,2009.
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