segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PROJETO INTERDISCIPLINAR- JOGO DE DAMA


Projeto interdisciplinar: Trabalho Interdisciplinar do Jogo de Damas na Escola.
Cursistas do PROINFO: - Deise Aparecida Bernadeli - Kelly Viviane Licori - Mara Silvia de Paiva - Márcia Andréa Silva Corsini - Rosilene Gil da Silva Lemes - Tonilda Enéas de Alencar Oliveira.

O jogo de damas é um importante exercício intelectual, com todos os tipos de combinações, considerada de média complexidade. Podemos encontrar neste jogo um meio de desenvolver a criatividade e o potencial intelectual estimulando capacidades do desenvolvimento cognitivo como:
- Raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo;
- Organizar uma variedade de elementos para uma finalidade;
- Imaginar concretamente situações futuras próximas;
- Prever as prováveis conseqüências de atos próprios e alheios e
- Tomarem decisões vinculadas à resolução de problemas.
Este esporte traz um aprendizado que incrementa a imaginação, educando a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória. Diante disto propomos um projeto interdisciplinar para ser trabalhado paralelamente ao projeto dos jogos escolares, no qual o jogo de dama está incluído como uma das modalidades oferecidas aos alunos. Neste contexto serão trabalhadas as disciplinas de Matemática, Biologia, Geografia, Educação Especial e sala de Assistência Pedagógica.
Tarefas:
1- Matemática/educação especia/geografia/Biologia,Assistência Pedagógica, e Arte
Confecção de um tabuleiro de dama gigante em papelão.
Serão necessários 26 alunos, dentre eles dois serão os guias
Os 24 alunos serão distribuídos no tabuleiro, como se fossem as peças;
O jogo terá inicio com auxilio dos guias, ditando as coordenadas aos alunos que deverão obedecê-las;
Durante o jogo o aluno/ pedra não poderá encostar-se em outro aluno/ pedra, caso aconteça o mesmo voltará a posição anterior.
2- Matemática/ Educação Especial/ Geografia/Biologia, Assistência Pedagógica, e Arte.
Levar os alunos na praça para promover momentos de lazer com pessoas da 3°idade
Comparar 2000 e 2010 os dados do IBGE sobre as condições dos idosos no Brasil.
Incentivar os idosos a exercitarem a memória através dos jogos de raciocínio lógico (damas), conscientizando-os da importância dos mesmos na prevenção de doenças características da terceira idade, (mal de Alzheimer entre outras).
3- Matemática, Educação Especial, Geografia, Biologia, Assistência Pedagógica, e Arte.
Construir um tabuleiro no plano cartesiano onde as casas claras serão preenchidas com a Bandeira dos Estados brasileiros.
Destacar em alto relevo os limites das regiões brasileiras, sendo que cada região deverá ser contornada com materiais de diferentes texturas. Processo
Fazer o levantamento e tratamento estatístico dos participantes;
Conhecer e explorar as Regras do Jogo de Damas;
Elaborar um relatório e cartaz/mural sobre o trabalho realizado;
Elaborar um relatório e cartaz/mural sobre os jogos e exercícios desenvolvidos.
Ele constitui uma distração sadia, que leva a criança ao treinamento da memória, a reflexão, melhorando a aplicação nos estudos. É uma prática que prende a atenção, obriga a concentrar-se, a refletir muito e ter mais rapidez de raciocínio. É preciso aprendam as regras, familiarizem-se com o tabuleiro, descubram seus aspectos físicos e sua geometria, procurem a solução de pequenos problemas.
A importância da aprendizagem e da prática deste jogo na infância e adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países de terceiro mundo.
Esta atividade favorece o desenvolvimento mental das crianças, além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, aumentando suas capacidades de cálculo, raciocínio e, também de concentração, além disso, quando este jogo é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia o desenvolvimento no sentido da autoconfiança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e, paralelamente, progredir em outras disciplinas acadêmicas.
O imenso mérito deste jogo é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno, ou seja, o de propiciar a possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim, a motivação pessoal. O aprendizado deste esporte incrementa a imaginação, educa a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória. Por outro lado, este jogo é uma atividade recreativa que permite à criança assumir atitude própria, dando a oportunidade de obter satisfações pessoais e de integrar-se plenamente em seu grupo social. No que tange à aquisição do julgamento moral, a prática deste esporte conduz à positiva experiência do ganhar e do perder, assim como à formação do caráter, permitindo o desenvolvimento de qualidades tais como: paciência, modéstia, prudência, perseverança, autocontrole, autoconfiança, e, principalmente, a sublimação da agressividade.
Pesquisando-se o ensino deste esporte nas escolas foi constatado o seguinte:
a) o jogo de damas, ensinado metodicamente, constitui um sistema de estimulação intelectual capaz de aumentar o Q.I das crianças;
b) o aluno adquire através da aprendizagem e prática deste jogo, um método de raciocínio e de organização das relações abstratas e dos elementos simbólicos;
c) o jogo de damas é considerado um excelente meio de elevar o nível intelectual dos alunos, ensinando o manejo de numerosos mecanismos lógicos e contribuindo para o desenvolvimento de certas capacidades psíquicas e até físicas e;
d) a introdução do jogo de damas no ensino escolar é um elemento ideal para cultivar o pensar.
Avaliação
Ordem Descrição de avaliação Nota 01 A avaliação acontecerá durante todo o processo de construção do trabalho, através da participação e cooperação. 3,0 02 Participação e cooperação 4,0 03 Imagens 3,0 Público Alvo Este trabalho será desenvolvido com os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benedito Laurindo Gonçalves, situada no Município de Parecis-RO.
Conclusão
Ao término dessa atividade o aluno conhecerá a importância do jogo de damas no desenvolvimento mental, pois uma mente vigorosa, ativa e cheia de músculos mentais bem desenvolvidos, é o benefício imediato de quem mentalmente articula muitos caminhos e possibilidades para se chegar a um objetivo.
Referências
SILVA, Vagner Augusto da; Geografia do Brasil e Geral – Povos e Territórios. Brasília/DF: Escala Educacional, edição atualizada.
RIBEIRO, Jackson. Projeto radix: Matemática, 8º Ano. São Paulo: Scipione,2009.

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